Ultimas Postagens


sexta-feira, janeiro 10, 2014

Mulheres de Vênus: Anorexia e Bulimia

Vocês conhecem a Ana e a Mia? Lendo assim até parece que estou falando de uma dupla musical, de personagens de um desenho animado ou até mesmo de duas garotas. A Ana e a Mia são "amigas" de muitos jovens, sabe aquela amiga da onça que quem tem, nem precisa de uma inimiga? Então, é esse o principal papel dessas duas aí, elas enganam as pessoas passando uma imagem que não é real e acabam levando muitas garotas e rapazes ao extremo.


Você pode estar sofrendo de Ana ou Mia, informe-se clicando aqui
A Ana é a Anorexia e a Mia é a Bulimia, ambas são transtornos alimentícios, que afetam o psicológico de crianças, jovens e adultos em todo o mundo. Em sua maioria, são as mulheres que desenvolvem o transtorno, geralmente na adolescência. Mas já foi comprovado que o transtorno está atingindo cada vez mais crianças e homens. Pela falta de vitaminas e nutrientes, pessoas que sofrem de anorexia e bulimia, podem chegar a desenvolver doenças serias e até causar o óbito se não tratada. 

Eu convidei cinco mulheres para falar sobre esse assunto, quer saber o que elas pensam? Continua lendo!

Letícia Abreu - 20 anos
http://alohaleah.blogspot.com.br

Sempre vemos em algum noticiário meninas que morreram por conta dessa doença e isso é preocupante são distúrbios seríssimos. Mas existem alguns fatores que fazem com que as pessoas desenvolvam essa doença, pode ser genética, pode ser por influência onde ser magra é o padrão de beleza (mídia) ou por que sofre bullying ou tenha algum problema pessoal. Quando leio alguma notícia falando que a pessoa morreu por conta da doença e é triste. Teve o caso de uma menina que faleceu e postava fotos no instagram aonde a maioria dos comentários eram elogiando (a magreza excessiva), dizendo que ela estava linda e que queriam ter um corpo igual ao dela. Isso jamais deveria acontecer. Hoje em dia as pessoas não estão satisfeitas com os corpos que tem e acabam recorrendo vomitando sempre ou deixando de comer só para se sentir melhor e mais bonitas, por isso que temos sempre que alertar as pessoas que somos bonitos do jeito que somos. Quer emagrecer? Beleza, mas faça isso do jeito certo e de uma maneira saudável.


Maria Beatriz Moreira - 20 anos
http://instagram.com/mbeatriz__

Praticamente todo lugar nos aponta que determinado corpo é o corpo perfeito e fica subentendido que quem não segue os padrões não é bonito ou não é atraente, por isso os casos de bulimia e anorexia têm aumentado cada vez mais, principalmente entre os jovens. Para quem tá do lado de fora dessa situação fica muito fácil criticar ou dizer que é “frescura”, mas só quem realmente viveu isso na pele ou conviveu com alguém que passou pela situação, sabe como é difícil lidar com todo esse processo: a negação do seu corpo, a aceitação do problema e por fim, o tratamento. Há uns meses atrás, tive vários problemas que fizeram com que minha autoestima diminuísse e juntamente com isso, eu fazia um tratamento de saúde que me deixava muito mal fisicamente, então era frustração atrás de frustração. Numa determinada noite, eu jantei e alguns minutos depois, fiquei com peso na consciência por ter comido, fui até o banheiro e forcei o vômito. Mal sabia eu que esse seria o primeiro dia de muitos outros que eu passaria daquela forma – sempre que comia, a sensação de culpa era enorme e até quando eu não comia, sentia a necessidade de vomitar. Depois de alguns meses, comecei a ter muitos problemas na garganta e falta de vitaminas no meu corpo que fizeram com que eu ficasse cada vez mais fraca, foi então que eu decidi encarar que aquilo realmente era um problema e comecei a tomar uma atitude. Como eu nunca contei pra ninguém, foi e continua sendo bem difícil superar isso sozinha, mas hoje eu consigo ver que devemos nos amar pelo que nós somos e nada mais. Sempre vai ter alguém pra criticar ou falar bobeira, mas o importante é se olhar no espelho e enxergar que há muito além do que os olhos veem, que cada um tem a sua beleza própria e ninguém pode te convencer do contrário.

Gessica Queiroz - 22 anos
www.eialice.blogspot.com.br

Falar sobre distúrbios alimentares e essencial para evitá-los , acredito que e preciso debater sobre assunto de forma clara e simples para que assim o público mais afetado, que são os adolescentes, possam compreender a gravidade dessa ação, anorexia e bulimia não são maneiras fáceis de torna-se mais bonito e aceitável, são doenças, que devem ser primeiramente evitadas e quando for o caso tratadas! E dever da família, especialmente dos pais, notarem mudanças em seus filhos, de forma a estarem dispostos a ajudarem e apoiarem esses jovens a se amarem como são e a levarem uma vida de forma saudável.


Jessica Mendes - 22 anos
http://www.valeuapenaesperar.com

Acredito que o que faz essas pessoas quererem ser magras e esbeltas é apenas o simples fato de ser imposto pela mídia um modelo de pessoa perfeita, de uma pessoa que você DEVE SER para ser bonita e eu acho isso ridículo. Quando eu era mas nova, eu era muito muito magra e algumas amigas da minha mãe ficava perguntando se eu tinha alguma doença, porque eu era magra demais e eu ouvia isso, ficava SUPER triste e comia descontroladamente só para engordar e ser aceita 'pela sociedade', mas aí eu pude perceber que eu não tinha problema algum, eu só era magrinha e isso não era defeito, era eu, meu corpo. O mesmo acontece com quem é mais cheio (a), você tem vontade de comer e não come porque não quer engordar ou come e provoca o vômito. A sociedade gosta de taxar as pessoas como se fossem produtos, o que tenho a dizer é que as pessoas devem se aceitar como são, serem felizes com seu corpo e cuidar bem dele. O que a mídia impõe é descartável, não é real é apenas uma ilusão. Não há beleza maior do que a que temos hoje.

Adriana Kempe - 17 anos
https://www.facebook.com/adriana.kempe

Quem é que nunca se incomodou com a dobrinha na barriga? Eu mesma tenho uma marquinha (insuportável) que se formou a partir da dobrinha que nasce, bem aqui, quando me sento. Mas isso é feio? Não, não é. Pode parecer clichê escrever sobre isso, mas o mal que atinge cerca de 1% de toda a população mundial – sobretudo, mulheres adolescentes – está intimamente ligado ao conceito de feio e bonito impregnado em nós desde a tenra infância. Ana e Mia não são boas garotas, elas matam. E matam graças ao apoio que a sociedade e seu padrão perfeccionista oferecem. Li há algum tempo um texto ótimo que dizia que a beleza está nos olhos de quem vê, é batido? É! Mas é verdade. Nós não precisamos nos adequar, nos martirizar e sufocar em busca de algo que nos mostraram ser o correto, o meu bonito pode ser o oposto do seu, e nós conviveremos em paz ainda assim. A doença que aflige um número cruel e extraordinário de jovens é, em suma, alimentada por um preconceito burro de uma sociedade que condena seus indivíduos à perfeição. Nós não precisamos disto. E quem sofre, quem não consegue perceber isto que digo, precisa de ajuda. Não erga o polegar aos que praticam Ana ou Mia, erga-os do buraco.


Inclusive a Adriana me falou sobre a Mariana Sampaio (https://www.facebook.com/mamsampaioo) que está iniciando uma campanha para ajudar pessoas com ana e mia. A Mari faz book de até 50 reais e o dinheiro é 100% arrecadado para a fundação.

E vocês meninas, conhecem algum caso de ana e mia? Comentem o que pensam a respeito e compartilhem experiencias! 

12 comentários:

  1. Adorei! Parabéns pela iniciativa e otima escolha do tema!
    Beijinho.

    ResponderExcluir
  2. Amei a iniciativa, a forma delicada e séria com a qual você tratou o tema. Além do mais, assino embaixo do depoimento da Adriana, é isso aí!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Iniciativa incrível, adorei muito!

    Beijoos, Ana Carolina
    http://simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  4. Amor já passei por problemas parecidos. E achei a sua iniciativa muito boa, pois já pensei em falar sobre o assunto no blog. Parabéns!

    Amor, pode me ajudar?! Curta essa página: Facebook.com/jepsdoseujeito

    Ficarei super grata se me ajudar.

    http://dienyladyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. oi flor,amei esse assunto,nao sofro com esse problema,na verdade eu queria até engordar um pouquinho pois me acho muito magra,será que tem nome pra essa doença,eu nao gosto de ser tao magrinha eu preferia ser mais cheinha! bjos..to seguindo vc!
    http://grazielesouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sabe, isso é um grande problema que muitas vezes passa despercebido...
    Nunca tive problema.. sou magra, pessoas dizem que sou magra e falam que preciso engordar, mas eu sou feliz pois como de tudo e muito e não engordo :)
    aceitei meu corpo...

    ResponderExcluir
  7. nossa , isso é muito ruim :\
    conheço pessoas que ja passaram por isso e não foi facil .
    beijos
    http://entre-estilosas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Já estudei sobre as duas doenças e é triste mesmo! Amei a iniciativa da Mari!
    Gostei do post!
    Beijos e fique com Deus!
    Batom De Framboesa.

    ResponderExcluir
  9. Seu blog é lindo,estou seguindo ♥ Te convido a vim seguir o meu também,vem?
    http://espacoteencomanaliasantos.blogspot.com.br
    espero você lá.Um Beijo ♥

    ResponderExcluir
  10. Essas doenças devem ser horríveis, eu não conhecia as duas. Adorei a iniciativa da Mari

    pequenos-exageros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Graças a Deus nunca passei por isso, mas infelizmente já conheci pessoas que sofriam com esse transtorno. :( É muito triste. Um beijão e até mais.

    www.queridaga.com

    ResponderExcluir
  12. O problema é mesmo que ainda existe determinado incentivo para tais coisas. Fico muito chocada em ver meninas muito magras sendo preparadas para desfilar. Deveria ser proibido. A organização de eventos de moda deveria definir um peso mínimo (que não matasse as meninas de preferência). Uma menina visivelmente esquelética e doente não deveria poder continuar trabalhando enquanto não se tratasse. Outro problema é tratarem doenças graves como essas e a depressão como algo que a pessoa faz porque deu vontade. Não é assim. Essas pessoas precisam ser assistidas e auxiliadas em seus problemas e dificuldades. Enfim, é isso que eu penso.
    Muito boa a matéria. Beijinho

    www.lilasesol.com

    ResponderExcluir